UA-128159769-1
top of page

X800 COM CÂMERA FLIR T420

Diferença de 3ºC entre controle e estresse

X800 com gimbal especialmente projetada para câmera térmica.

Projeto desenvolvido para Embrapa para estudo de estresse hídrico em plantações de milho.

Projeto finalista do prêmio DroneShow 2017

Termovisor embarcado em aeronave remotamente pilotada para avaliação fenotípica de cana-de-açúcar em condições de campo: o que as imagens nos revelam sobre a tolerância à seca – Raphael Augusto das Chagas Noqueli Casari, Hugo Bruno Correa Molinari, Adilson Kenji Kobayashi, Bárbara Andrade Dias Brito da Cunha, Thiago Teixeira Santos, Carlos Antônio Ferreira de Sousa (Embrapa Agroenergia)

Há quase um ano, as pesquisas da Embrapa Agroenergia visando tolerância à seca ganharam um incremento. A utilização de um drone no qual se embarca uma câmera termográfica que potencializa a avaliação de plantas, em termos de velocidade e área.

Com as imagens captadas das folhas das plantas é possível identificar as partes mais afetadas pelo calor, explica o pesquisador da Embrapa Agroenergia, Carlos Sousa. Nesta lógica, salienta Sousa, foi adquirido o drone para avaliar a priori experimentos com cana-de-açúcar visando tolerância à seca, utilizando a técnica da fenotipagem.

Com o drone já foram avaliados experimentos em unidades demonstrativas da cultura nos estados de Goiás e São Paulo. Com esta tecnologia conseguiu-se ampliar a área avaliada. “Antes conseguíamos registrar imagem de planta por planta. Utilizando o drone, agora é possível analisar várias plantas ao mesmo tempo utilizando a técnica já em campo”, conta o pesquisador.  Esta ação faz parte do projeto “Desenvolvimento de ferramentas biotecnológicas para aumento de biomassa e produção de etanol 2G – BRPRO2G”, coordenado pelo pesquisador, Hugo Molinari da Embrapa Agroenergia, com recursos do BNDES/Funtec.

Este trabalho foi um dos três selecionados para premiação no Drone Show 2017, que acontece de 9 a 11 de maio em São Paulo. É um evento que premia melhores profissionais, empresas e projetos ligados ao drone dentro da categoria de agricultura. Ainda estão contempladas as de mapeamento e topografía e de tecnologia e educação.

Além disso, a Embrapa Agroenergia estará participando do Seminário: Utilização de Drones na Agricultura, no dia 10, com o tema “Termovisor embarcado em aeronave remotamente pilotada para avaliação fenotípica de cana-de-açúcar em condições de campo: o que as imagens nos revelam sobre a tolerância à seca”.  A palestra será apresentada pelo bolsista Raphael Casari que ressalta a importância de mostrar a metodologia que está em desenvolvimento na Embrapa que agrega o drone e câmera termográfica. 

Casari salienta que a tolerância à seca é um dos temas do momento. “No mundo todo tem-se discutido como desenvolver técnicas para separar genótipos tolerantes a seca dos não tolerantes.” Todo programa de melhoramento genético precisa fazer a separação de materiais e o drone com a termografia pode ser um grande auxiliar nesta tarefa”, acrescenta.

Os trabalhos com fenotipagem desenvolvidos pela Embrapa Agroenergia podem ser acessados no site www.embrapa.br/agroenergia.

bottom of page